PROCEDIMENTOS PARA A FACE

BOTOX

Sobre o procedimento

A toxina botulínica, ou Botox, é uma toxina obtida da bactéria denominada Clostridium botulinum. No produto a ser aplicado, a bactéria encontra-se atenuada. O modo de ação se dá por meio de um “enfraquecimento” muscular. Basicamente, pode-se dizer que a toxina bloqueia quimicamente a “placa motora” do músculo, impedindo que ocorra a contração muscular. A aplicação injetável da toxina botulínica enfraquece o músculo tratado, impedindo a sua contração e prevenindo o franzimento da pele, dos “pés de galinha” e de outras linhas de expressão que sejam ocasionadas pela ação muscular.

Sobre o Procedimento

Em Cirurgia Plástica esta técnica tem sido mais usada para amenizar rugas dinâmicas ou de expressão causadas pela ação muscular na região da testa (frontal), entre as sobrancelhas (glabela) e também na região dos pés-de-galinha (periorbital); hiper-hidrose e tratamento de simetrização de face pós-paralisia facial, além de outras possibilidades.

Regiões de Botox

A toxina botulínica (Botox) não resolve linhas de expressões/rugas estáticas, ou seja, linhas visíveis sem a contração muscular.

Modo de aplicação

O Botox é realizado por via injetável, utilizando-se uma agulha muito fina, que é introduzida diretamente no músculo a ser tratado. Não há necessidade de anestesia.

                Botox efeito muscularBotox aplicações

Contraindicações

Este procedimento é contraindicado para pacientes em uso de determinados antibióticos, doenças neuromusculares, gestantes e lactantes (período de amamentação).

Efeitos Colaterais

Dor e discreto edema (inchaço) no local da aplicação; equimose (mancha roxa) na área tratada. Também é possível que haja reação alérgica ao produto, hipoestesia transitória (estímulos táteis abaixo do normal), eritema (vermelhidão da pele), hematoma, fraqueza temporária, náusea, dor de cabeça, paralização indesejada de músculos adjacentes, por uma ou por várias semanas após a injeção. Sobretudo, qualquer dúvida ou reação diversa contatar imediatamente o Dr. Diego Rovaris.

Resultado

O resultado do Botox começa a ser observado entre 72 horas a 5 dias após a aplicação. Em algumas regiões o resultado só é visto após 12 dias. Por se tratar de ação química, este tratamento não é definitivo, pois o produto perde o seu efeito geralmente entre 3 a 6 meses, o que também varia de pessoa a pessoa. Após este período, nova aplicação poderá ser planejada se o(a) paciente assim desejar.

Em geral, os resultados são muito bons. Porém, como este resultado depende da resposta orgânica de cada paciente, existe a possibilidade de ser necessária uma adequação de dose ou mesmo que o produto não venha a surtir o efeito desejado, e isto poderá ocorrer quando o organismo já tiver produzido, anteriormente, anticorpos antitoxina botulínica. Este resultado negativo se deve a uma resistência individual orgânica do(a) paciente ao produto injetado, e que não é possível de ser prevista antecipadamente.

Botox

Orientações pós-procedimento
  • Durante 4 horas após a aplicação não realizar qualquer esforço físico;
  • Não se deitar ou abaixar a cabeça e não massagear, coçar ou passar as mãos na área de aplicação;
  • Evite atividades que possam provocar aquecimento.
  • Evite consumo de álcool, exercício físico e exposição ao sol por 24 horas;
  • Também evitar a aplicação de calor na face. Não fazer radiofrequência por 6 meses no local de aplicação.