
PROCEDIMENTOS PARA A FACE

A cirurgia de Lipoenxertia Facial é indicada para volumização e preenchimento de áreas específicas da face, comprometidas ao longo do processo de envelhecimento. Sendo assim, o tratamento visa contribuir para o rejuvenescimento facial, para a harmonia do contorno e do equilíbrio dos elementos faciais.
O enxerto de gordura (transplante de adipócitos – células de gordura) tem por objetivo atenuar sulcos, rugas, depressões ou ainda modificar o contorno facial. Geralmente a lipoenxertia de face é associada à cirurgia de Lifting Facial (cirurgia da face) ou Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras).
Na lipoenxertia de face realizamos uma pequena lipoaspiração, geralmente no abdômen inferior ou flancos, para obtenção da gordura a ser injetada. Contudo, o objetivo dessa lipoaspiração é apenas obter a quantidade de gordura suficiente para o tratamento da face, e não remodelar ou dar contorno corporal nas áreas lipoaspiradas. Após realizada a lipoaspiração, a gordura é preparada através de técnica específica e injetada com cânulas delicadas e finas nas áreas a serem tratadas.
Para pacientes que não desejam ser submetidos ao procedimento cirúrgico de Lipoenxertia Facial, bons resultados também podem ser obtidos através de preenchimentos com produtos absorvíveis, como o ácido hialurônico. Neste caso, o procedimento pode ser realizado no consultório, com anestesia tópica e/ou bloqueio local e o resultado tem a durabilidade de aproximadamente 9 a 12 meses.
As cicatrizes, da lipoenxertia facial, são mínimas e são resultantes da lipoaspiração necessária para a obtenção da gordura que será injetada. O tamanho varia entre 5 a 8 milímetros, localizam-se geralmente no abdômen inferior e são planejadas para ficar pouco visíveis. Após a retirada e tratamento da gordura, será realizada a lipoenxertia na face, com pequenas cânulas que penetram na pele através de um pequeno orifício (cicatriz puntiforme).
Anestesia geral.
A duração é variável, a depender da cirurgia a que será associada (lifting facial ou blefaroplastia).
Geralmente 24 horas.
São utilizados micropore estéril sobre os pontos. Qualquer reação alérgica aos curativos deve ser imediatamente comunicada ao Dr. Diego Rovaris.
Geralmente entre 10 e 14 dias de pós-operatório.
Toda cirurgia envolve algum tipo de risco à saúde. Este risco varia conforme o tipo de cirurgia; as condições clínicas pré-cirúrgicas do paciente; as características individuais; predisposições hereditárias (de nascença); o tempo de duração da cirurgia e o tipo de anestesia realizada.
O fumo, o uso de anticoncepcional oral e hormônios, o consumo de drogas lícitas e ilícitas, álcool e o uso de substâncias e medicamentos não informados ao cirurgião podem desencadear complicações durante e após a cirurgia, aumentando o seu risco.
Existe a possibilidade, ainda que remota, de ocorrerem complicações leves, moderadas ou graves, tais como tais como cicatrização hipertrófica, queloide, abertura de pontos, sangramento, infecção, tromboses venosas profundas, embolias pulmonares, infartos, arritmias cardíacas, derrames, isquemias cerebrais e, mais raramente, óbito (morte).
Este tipo de preenchimento, embora seja gratificante, poderá ter uma duração temporária. Isso porque o aumento ou a correção local obtidos com a injeção de gordura poderão ser parcial ou totalmente absorvidos, em tempo que varia de paciente a paciente. Não há risco de rejeição, pois a gordura injetada é retirada do próprio paciente.
É importante ter em mente que o conceito de beleza e satisfação pessoal é algo muito subjetivo; muitas vezes o resultado que o paciente deseja não é possível de ser alcançado pelas técnicas cirúrgicas consagradas. A melhora a ser obtida será baseada na situação inicial pré-operatória individual, e não em comparação a outros pacientes ou um eventual padrão de beleza.