PROCEDIMENTOS PARA A MAMA

MAMILOPLASTIA | PLÁSTICA DE MAMILOS

A cirurgia de Mamiloplastia é indicada para reduzir o tamanho do mamilo em caso de hipertrofia/aumento mamilar e elevar o mamilo em caso de mamilo invertido. Essas alterações podem ocorrer em um ou nos dois mamilos.

Sobre o Procedimento

O mamilo é a estrutura anatômica que ocupa a porção central da aréola e tem importante função na amamentação. A cirurgia de Mamiloplastia pode prejudicar a amamentação, por isso indicamos que ela seja realizada, preferencialmente, após a paciente ter filhos. Na hipertrofia mamilar o tamanho do mamilo é desproporcional ao tamanho da aréola ou possui um formato disforme. A desproporção entre o comprimento e o diâmetro do mamilo, e este com a aréola, é observada com frequência.

Além da parte estética, é possível que a paciente tenha desconforto ao vestir alguns modelos de sutiãs e blusas. O comprimento ideal da papila seria não mais que 0,8 cm e o diâmetro menor que 1 cm. Através da cirurgia de mamiloplastia é possível remodelar o formato e o tamanho do mamilo.

No mamilo invertido há pouco tecido estrutural, retração por bandas fibróticas ou hipoplasia ductal. Essa alteração, que possui origem congênita ou adquirida, pode gerar distúrbios funcionais e estéticos. Através da cirurgia de mamiloplastia é possível elevar o mamilo invertido, mas com frequência, em razão do processo cicatricial, é possível que haja recidiva, retornando a inversão mamilar.

Onde se localizam as cicatrizes

A cicatriz localiza-se na região mamilar e geralmente fica disfarçada na área pigmentada do mamilo.

Tipo de anestesia

Anestesia local ou Anestesia geral, quando associada a outro procedimento. Essa cirurgia geralmente é associada à cirurgia de Mamoplastia.

Duração do ato cirúrgico

Em média 30 minutos.

O tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, principalmente quando associada à cirurgia de Mamoplastia, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

Internação

Quando associada à cirurgia de Mamoplastia, a internação é de 24 horas.

Curativos

Utiliza-se Nebacetin na região dos pontos e gaze, por 48 horas. Então, após as 48 horas, manter limpa e seca a região da cirurgia. Sobretudo, qualquer reação alérgica aos curativos deve ser imediatamente comunicada ao Dr. Diego Rovaris.

Retirada de pontos

Os pontos são retirados em 14 dias.

Riscos

Toda cirurgia envolve algum tipo de risco à saúde. Este risco varia conforme o tipo de cirurgia; as condições clínicas pré-cirúrgicas do paciente; as características individuais; predisposições hereditárias (de nascença); o tempo de duração da cirurgia e o tipo de anestesia realizada.

O fumo, o uso de anticoncepcional oral e hormônios, o consumo de drogas lícitas e ilícitas, álcool e o uso de substâncias e medicamentos não informados ao cirurgião podem desencadear complicações durante e após a cirurgia, e assim, aumentando o seu risco.

Existe a possibilidade, ainda que remota, de ocorrerem complicações leves, moderadas ou graves, tais como tais como cicatrização hipertrófica, queloide, abertura de pontos, sangramento, infecção, tromboses venosas profundas, embolias pulmonares, infartos, arritmias cardíacas, derrames, isquemias cerebrais e, mais raramente, óbito (morte).

Resultado

O resultado é observado após 30 dias de pós-operatório e depende da anatomia prévia do mamilo. A melhora a ser obtida será baseada na situação inicial pré-operatória individual, e não em comparação a outros pacientes ou um eventual padrão de beleza. É importante ter em mente que o conceito de beleza e satisfação pessoal é algo muito subjetivo; muitas vezes o resultado que o paciente deseja não é possível de ser alcançado pelas técnicas cirúrgicas consagradas.