
PROCEDIMENTOS PARA O CORPO

A cirurgia de Lipoaspiração é indicada para a remoção de depósitos de gordura localizados em áreas específicas do corpo, como: pescoço, membros superiores e inferiores, dorso, abdômen, flancos, culotes e coxas. A Lipoaspiração | Lipoescultura não é indicada para emagrecimento mas para a remoção de depósitos de gordura localizada que não respondem à dieta e a exercícios físicos. Ter a pele firme, com boa elasticidade, vai resultar em um melhor contorno corporal após a lipoaspiração. Por outro lado, a presença de pele flácida pode necessitar de cirurgias adicionais para a sua correção (como a abdominoplastia). A lipoaspiração, por si só, não vai melhorar a celulite.
A quantidade de gordura que pode ser retirada varia de paciente a paciente, dependendo das condições locais da pele, do estado geral do(a) paciente e da perda sanguínea ocorrida durante a execução do procedimento. Há, também, uma Resolução do Conselho Federal de Medicina que prevê o máximo de gordura a ser retirada por quilo de peso corporal do(a) paciente, e o médico, por uma obrigação ética, vai observar tal conduta.
A Lipoenxertia / Lipoescultura é uma técnica usada para injetar parte da gordura retirada com a lipoaspiração, com a finalidade de modelar partes do corpo ou preencher depressões existentes no contorno corporal, como, por exemplo, na região glútea ou, ainda, em depressão decorrente de lipoaspiração, de infecção ou de traumatismo. Importante lembrar que este tipo de preenchimento, embora seja gratificante, poderá ter uma duração temporária, pois o aumento ou a correção local obtidos com a injeção de gordura poderão ser parcial ou totalmente absorvidos, em tempo que varia de paciente a paciente.
Tanto a Lipoaspiração quanto a Lipoenxertia, ou a Lipoescultura, não são tratamentos para a obesidade, bem como não substituem a necessidade de emagrecimento ou de praticar exercícios físicos. Evite aumentar de peso, pois o resultado obtido pela lipoaspiração poderá ser prejudicado.
As cicatrizes resultantes de uma Lipoaspiração ou Lipoescultura são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas, sendo assim, seu tamanho varia entre 5 à 8 milímetros e são planejadas para ficarem pouco visíveis.
Anestesia geral.
Depende da extensão das áreas a serem tratadas, mas o tempo pode variar de 1 a 4 horas, podendo ser ultrapassado em alguns casos.
O tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
Geralmente 24 horas.
São utilizados micropore estéril sobre os pontos, placa modeladora na região abdominal, quando tratada esta área e cintas modeladoras, por um período de 90 dias, em média.
Sobretudo, qualquer reação alérgica aos curativos deve ser imediatamente comunicada ao Dr. Diego Rovaris.
Geralmente, entre 10 e 14 dias de pós-operatório.
Toda cirurgia envolve algum tipo de risco à saúde. Entretanto, este risco varia conforme o tipo de cirurgia; as condições clínicas pré-cirúrgicas do paciente; as características individuais; predisposições hereditárias (de nascença); o tempo de duração da cirurgia e o tipo de anestesia realizada.
O fumo, o uso de anticoncepcional oral e hormônios, bem como o consumo de drogas lícitas e ilícitas, álcool e o uso de substâncias e medicamentos não informados ao cirurgião, podem desencadear complicações durante e após a cirurgia, aumentando o seu risco.
Existe a possibilidade, ainda que remota, de ocorrerem complicações leves, moderadas ou graves, tais como: cicatrização hipertrófica, queloide, abertura de pontos, sangramento, infecção, tromboses venosas profundas, embolias pulmonares, infartos, arritmias cardíacas, derrames, isquemias cerebrais e, mais raramente, óbito (morte).
O resultado final da lipoescultura, geralmente aparece entre 3 a 9 meses. Então, após a retirada parcial da gordura, a pele se acomodará, em graus variáveis, sobre a musculatura e sobre a gordura remanescente, melhorando o contorno corporal.
Na lipoaspiração sempre deixamos, pelo menos, 1 cm de camada gordurosa para prevenir irregularidades. A pele se retrairá sobre a área tratada em diferentes intensidades, e a maneira como isso ocorrerá depende de vários fatores: aporte genético, idade, biotipo, presença de estrias, número de gestações, entre outros. Então, o resultado da lipoaspiração depende da colaboração do(a) paciente, pois o ganho de peso no pós-operatório pode dar um resultado insatisfatório.
A lipoaspiração é considerada uma das cirurgias mais dolorosas devido à grande manipulação do corpo. Vai haver grande edema, manchas roxas que vão desaparecendo com o tempo.
É importante ter em mente que o conceito de beleza e satisfação pessoal é algo muito subjetivo; muitas vezes o resultado que o paciente deseja não é possível de ser alcançado pelas técnicas cirúrgicas consagradas. Sendo assim, a melhora a ser obtida será baseada na situação inicial pré-operatória individual, e não em comparação a outros pacientes ou um eventual padrão de beleza.