
PROCEDIMENTOS REPARADORES

Primeiramente, as queimaduras são lesões decorrentes de agentes (tais como a energia térmica, química ou elétrica) capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular.
Tais agravos podem ser classificados como queimaduras de primeiro grau, de segundo grau ou de terceiro grau. Esta classificação é feita tendo-se em vista a profundidade do local atingido. Por sua vez, o cálculo da extensão do agravo é classificado de acordo com a idade. Nestes casos, normalmente utiliza-se a conhecida regra dos nove, que leva em conta a extensão atingida, a chamada Superfície Corporal Queimada (SCQ).
Inicialmente, é feita a avaliação da extensão da queimadura, em conjunto com a profundidade, a eventual lesão inalatória, o politrauma e outros fatores que determinarão a gravidade do paciente. Além disso, o processo de reparação tecidual do queimado dependerá de vários fatores, entre eles a extensão local e a profundidade da lesão.
A queimadura também afeta o sistema imunológico da vítima, o que acarreta repercussões sistêmicas importantes, com consequências sobre o quadro clínico geral do paciente. Dependendo da gravidade do caso, o paciente pode realizar o tratamento de queimaduras ambulatorialmente ou com internação hospitalar no Centro de Tratamento de Queimados.
Portanto, é muito importante um acompanhamento de um Cirurgião Plástico durante todo o tratamento. Dependendo da profundidade da lesão o tratamento consiste somente em curativos especiais; e em lesões de terceiro grau na realização de enxertos de pele.
Limpe a ferida com água e clorexidine degermante, porém, na falta deste, use água e sabão neutro. E então, dirija-se ao Hospital se as condições clínicas permitirem ou chame o serviço móvel de urgência.
Extensão/profundidade maior do que 20% de SCQ em adultos;
Extensão/profundidade maior do que 10% de SCQ em crianças;
Idade menor do que 3 anos ou maior do que 65 anos;
Presença de lesão inalatória;
Politrauma e doenças prévias associadas;
Queimadura química;
Trauma elétrico;
Áreas nobres/especiais;
Violência, maus-tratos, tentativa de autoextermínio (suicídio), entre outras.