Ansiedade e Cirurgia Plástica

É muito frequente, nos atendimentos de pré-operatório, escutar das pacientes a seguinte indagação: é normal estar tão ansiosa antes da cirurgia? E o que eu posso responder a elas é: SIM, antes da realização de uma cirurgia plástica é comum sentir ansiedade. Por isso, preparar o lado emocional é fundamental nessa fase.

A ansiedade, no entanto, é uma reação natural do nosso organismo. Qualquer evento novo ou desconhecido pode gerar nas pessoas um sentimento de ansiedade, ou seja, uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. 

Inclusive, há um nível de ansiedade que é considerado normal e positivo: é aquele estado que impulsiona o indivíduo a realizar projetos, prosperar e planejar o futuro. 

Porém, existe um limite! Quando a pessoa perde o controle sobre a ansiedade, há prejuízo para sua saúde emocional, física e mental. Nesses casos, é comum a pessoa alimentar pensamentos negativos, permanecer tensa, angustiada e prejudicar o seu dia a dia. Dependendo da frequência e intensidade dos sintomas, também é possível que a ansiedade seja reflexo de uma patologia, tais como: transtorno depressivo; transtornos de personalidade; transtorno de ansiedade generalizada; alimentar; de pânico; obsessivo compulsivo. Nesses casos, é importante o acompanhamento prévio por um especialista em saúde mental.

Pois, o estresse e a ansiedade em demasia reduzem a imunidade do paciente, aumentam o tempo de recuperação no pós-operatório e influenciam no processo de cicatrização.

Cinco atitudes que você pode adotar para diminuir a ansiedade antes da cirurgia plástica: 

  • Faça exercícios físicos;
  • Seja positivo; é saudável imaginar que vai dar tudo certo;
  • Adote hábitos que lhe permita um sono de qualidade;
  • Quebre a rotina com atividades prazerosas;
  • Tire todas suas dúvidas sobre o procedimento com seu cirurgião plástico.

E então, ficou com alguma dúvida? Acesse os materiais educativos de nossa página de Procedimentos e siga-nos no Instagram e Facebook.

Agende sua consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!