Abaixo ou acima do músculo? Qual a melhor posição da prótese de mama…
O implante de silicone pode ser colocado abaixo do tecido glandular, da fáscia peitoral ou do músculo peitoral. No entanto, não existe uma técnica ideal. O que existe é uma técnica melhor aplicada para cada caso.
A escolha irá depender dos tecidos e das medidas da mama da paciente, que são avaliados individualmente na consulta pré-operatória. Dessa forma, a espessura do parênquima mamário é um dos parâmetros principais que conduzem a essa decisão:
Em pacientes que apresentam pinch test do polo superior da mama (espessura do parênquima mamário) menor do que 2 cm, indico a colocação do implante abaixo do músculo e realizo a técnica submuscular/dual plane, no intuito de deixar a prótese menos marcada, bem como diminuir o índice de ripling (ondulações visíveis e/ou palpáveis na mama).
Nos demais casos, indico a colocação da prótese acima do músculo e abaixo da fáscia peitoral, utilizando-se da técnica subfascial.
Posição da Prótese de Mama:
- Subglandular: a prótese localiza-se atrás da glândula mamária e acima do músculo peitoral maior;
- Subfascial: a prótese localiza-se atrás da glândula mamária e atrás da fáscia do peitoral maior;
- Submuscular/Dual Plane: a prótese localiza-se atrás do músculo peitoral maior. Indicado para pacientes com tecido mamário escasso, no intuito de deixar a prótese menos marcada e diminuir o índice de ripling (ondulações visíveis e/ou palpáveis).
Ficou com alguma dúvida? Então, acesse os materiais educativos de nossa página de Procedimentos e siga-nos no Instagram e Facebook.